CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
Abordagens Humanista
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Segundo ROGERS & ROSENBERG (1977) o mais
importante dentro de todo processo educacional é o ser humano.
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Na opinião de SAVIANI (1989) a concepção
humanista conduz à educação centrada no educando, na vida, na atividade, com
predominância do psicológico sobre o lógico.
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O homem é considerado um ser inacabado.
Abordagem Tradicional
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O professor é transmissor de conteúdos,
preocupado em cumprir objetivos e metas, prazos e prescrições; ele detém o
poder decisório quanto à metodologia, conteúdo, avaliação e forma de interação
com aluno;
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O aluno deve reproduzir os dados;
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BORDENAVE (1982) o aluno deve receber
informações, tomar nota e memorizar passivamente conteúdos.
Abordagem
Comportamental
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Segundo MIZUKAMI (1986) tal abordagem
caracteriza-se por considerar o indivíduo sujeito às contingências do meio,
sendo o conhecimento uma cópia de algo que simplesmente ocorre no mundo
externo;
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O professor estabelece objetivos instrucionais;
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O aluno estímulo – resposta - reforço.
Abordagem
Sociocultural
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O aluno constrói seu conhecimento a partir de
conteúdos escolares culturalmente determinados, através de sua assimilação e
apropriação pessoal, atribuindo-lhes um conjunto de significados que vão além
de simples recepção passiva" (COLL & SOLÉ, 1996, p.281);
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Professor - Aluno é horizontal, onde ambos
aprendem e ensinam.
Abordagem
Cognitivista
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Os processos cognitivos de aprendizagem e sua
articulação com as emoções;
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O conhecimento é produto da interação
homem-mundo;
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A educação cognitivista, baseada nos princípios
de PIAGET, tem por objetivo a apreensão de verdades, informações, demonstrações
e modelos para autonomia moral e intelectual;
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O professor propõe desafios aos alunos.
Planejamento
Educacionais
Três etapas:
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Preparação;
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Formulação de objetivos;
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Previsão dos passos para atingir os objetivos;
Acompanhamento:
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Após o plano ter sido colocado em ação;
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Acompanhamento da ação educativa do professor;
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Acompanhamento do aprendizado do alunos;
Aperfeiçoamento:
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Avaliação do alcance dos objetivos propostos;
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Proceder com os ajustes necessários;
Domínios Aprendizagem
Domínio Cognitivo:
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A – Memorização: citar, identificar, listar,
definir, etc.
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B – Compreensão: ilustrar, exemplificar,
traduzir, etc.
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C – Aplicação: aplicar, demonstrar, usar,
inferir, etc.
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D – Análise: analisar, distinguir, categorizar,
discriminar, etc.
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E – Síntese: resumir, compor, formular, deduzir,
etc.
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F – Avaliação: avaliar, criticar, julgar,
decidir
Domínio afetivo:
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A –
Receptividade: escutar, atender, perceber, aceitar, etc.
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B –
Resposta: concordar, acompanhar, responder etc.
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C –
Valorização: reconhecer, apreciar, aceitar etc.
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D –
Organização: organizar, pesar, formar,
desenvolver e discutir
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E –
Caracterização por um valor ou complexo de valores: revisar, mudar, rejeitar e
acreditar
Domínios Psicomotores:
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Exemplos: saltar, alcançar, tolerar, parar,
mergulhar, gesticular, etc.
Processo de
Aprendizagem
Complexidade:
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Processo de aprendizagem é complexo;
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Psicologia da aprendizagem;
Diferenças individuais:
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Rapidez na resolução;
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Lembrança da matéria do dia anterior;
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Curva de Gauss: mediana mais numeroso, muito
rápido e muito lentos são mais raros.
Motivação:
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Aluno pode ser inteligente, mas, se ele não quer
aprender, ninguém poderá fazê-lo;
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Motivação é algo interior, tem início numa
necessidade.
Concentração:
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Quando alguém se concentra no que está lendo ou
ouvindo, tende a aprender muito mais;
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Concentração depende da motivação;
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Influenciada por estímulos do ambiente: dimensão
da sala, recursos de ensino, seqüência de apresentação da matéria, maneirismos
do professor, qualidade dos textos de apoio, etc;
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Outros fatores que podem afetar: indisposição
orgânica, preocupações, ansiedade, etc.
Reação:
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Para aprender é necessário estar envolvido com a
matéria
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Alunos passivos têm mais dificuldade para
aprender
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Alunos devem tentar reagir e professor deve
estimular a reação
Realimentação:
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O fato do aluno ter condições para confirmar o que
está acertando ou errando auxilia-o na fixação da resposta e motiva-o na
continuação do processo de aprendizagem
Memorização:
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Tudo o que foi aprendido pode ser evocado à
mente
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Memória é algo complexo
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Relaciona-se com: diferenças individuais,
motivação, atenção, etc.
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Compreensão: as pessoas lembrarão melhor mais
coisas se a memória for auxiliada na compreensão
Transferência:
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Transferência ou generalização: o que foi
aprendido deve poder ser aplicado a outras situações;
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Para que ocorra é necessário que o aluno seja
capaz de ver as semelhanças entre a matéria e suas aplicações;
Facilitador de
Aprendizagem
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Autenticidade: professor como pessoa
real, autêntica, sem máscaras ou fachada
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Apreço pelo estudante: professor deve
apreciar o estudante, seus sentimentos, suas opiniões e sua pessoa
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Compreensão empática: professor deve ter
a capacidade de colocar-se na posição do estudante
Estratégias de
Aprendizagem
Discussão:
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Seminário;
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Discussão em pequenos grupos;
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Painel Integrado;
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Grupo de verbalização e grupo de observação
(GV/GO);
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Grupos para formulação de questões;
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Grupo de “cochicho”;
Simulações:
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Demonstração;
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Estudo de caso;
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Processo de incidente;
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Dramatização;
Avaliação
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Integra Processo de aprendizagem;
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Continua;
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Objetiva;
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Abranger os conteúdos;
Tipo de Questões:
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Verdadeiro ou Falso;
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Acasalamento;
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Múltipla
Escolha;
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Dissertativas;
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Oral;
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Prática.
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