CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS


Abordagens Humanista

¥     Segundo ROGERS & ROSENBERG (1977) o mais importante dentro de todo processo educacional é o ser humano.
¥     Na opinião de SAVIANI (1989) a concepção humanista conduz à educação centrada no educando, na vida, na atividade, com predominância do psicológico sobre o lógico.
¥     O homem é considerado um ser inacabado.

Abordagem Tradicional

¥     O professor é transmissor de conteúdos, preocupado em cumprir objetivos e metas, prazos e prescrições; ele detém o poder decisório quanto à metodologia, conteúdo, avaliação e forma de interação com aluno;
¥     O aluno deve reproduzir os dados;
¥     BORDENAVE (1982) o aluno deve receber informações, tomar nota e memorizar passivamente conteúdos.


Abordagem Comportamental

¥     Segundo MIZUKAMI (1986) tal abordagem caracteriza-se por considerar o indivíduo sujeito às contingências do meio, sendo o conhecimento uma cópia de algo que simplesmente ocorre no mundo externo;
¥     O professor estabelece objetivos instrucionais;
¥     O aluno estímulo – resposta - reforço.
Abordagem Sociocultural

¥     O aluno constrói seu conhecimento a partir de conteúdos escolares culturalmente determinados, através de sua assimilação e apropriação pessoal, atribuindo-lhes um conjunto de significados que vão além de simples recepção passiva" (COLL & SOLÉ, 1996, p.281);
¥     Professor - Aluno é horizontal, onde ambos aprendem e ensinam.

Abordagem Cognitivista

¥     Os processos cognitivos de aprendizagem e sua articulação com as emoções;
¥     O conhecimento é produto da interação homem-mundo;
¥     A educação cognitivista, baseada nos princípios de PIAGET, tem por objetivo a apreensão de verdades, informações, demonstrações e modelos para autonomia moral e intelectual;
¥     O professor propõe desafios aos alunos.

Planejamento Educacionais

Três etapas:
¥     Preparação;
¥     Formulação de objetivos;
¥     Previsão dos passos para atingir os objetivos;
Acompanhamento:
¥     Após o plano ter sido colocado em ação;
¥     Acompanhamento da ação educativa do professor;
¥     Acompanhamento do aprendizado do alunos;
Aperfeiçoamento:
¥     Avaliação do alcance dos objetivos propostos;
¥     Proceder com os ajustes necessários;

Domínios Aprendizagem

Domínio Cognitivo:
¥     A – Memorização: citar, identificar, listar, definir, etc.
¥     B – Compreensão: ilustrar, exemplificar, traduzir, etc.
¥     C – Aplicação: aplicar, demonstrar, usar, inferir, etc.
¥     D – Análise: analisar, distinguir, categorizar, discriminar, etc.
¥     E – Síntese: resumir, compor, formular, deduzir, etc.
¥     F – Avaliação: avaliar, criticar, julgar, decidir


Domínio afetivo:
¥      A – Receptividade: escutar, atender, perceber, aceitar, etc.
¥      B – Resposta: concordar, acompanhar, responder etc.
¥      C – Valorização: reconhecer, apreciar, aceitar etc.
¥      D – Organização: organizar, pesar, formar,  desenvolver e discutir
¥      E – Caracterização por um valor ou complexo de valores: revisar, mudar, rejeitar e acreditar

Domínios Psicomotores:
¥     Exemplos: saltar, alcançar, tolerar, parar, mergulhar, gesticular, etc.

Processo de Aprendizagem

Complexidade:
¥     Processo de aprendizagem é complexo;
¥     Psicologia da aprendizagem;
Diferenças individuais:
¥     Rapidez na resolução;
¥     Lembrança da matéria do dia anterior;
¥     Curva de Gauss: mediana mais numeroso, muito rápido e muito lentos são mais raros.

Motivação:
¥     Aluno pode ser inteligente, mas, se ele não quer aprender, ninguém poderá fazê-lo;
¥     Motivação é algo interior, tem início numa necessidade.

Concentração:
¥     Quando alguém se concentra no que está lendo ou ouvindo, tende a aprender muito mais;
¥     Concentração depende da motivação;
¥     Influenciada por estímulos do ambiente: dimensão da sala, recursos de ensino, seqüência de apresentação da matéria, maneirismos do professor, qualidade dos textos de apoio, etc;
¥     Outros fatores que podem afetar: indisposição orgânica, preocupações, ansiedade, etc.
Reação:
¥     Para aprender é necessário estar envolvido com a matéria
¥     Alunos passivos têm mais dificuldade para aprender
¥     Alunos devem tentar reagir e professor deve estimular a reação
Realimentação:
¥     O fato do aluno ter condições para confirmar o que está acertando ou errando auxilia-o na fixação da resposta e motiva-o na continuação do processo de aprendizagem
Memorização:
¥     Tudo o que foi aprendido pode ser evocado à mente
¥     Memória é algo complexo
¥     Relaciona-se com: diferenças individuais, motivação, atenção, etc.
¥     Compreensão: as pessoas lembrarão melhor mais coisas se a memória for auxiliada na compreensão
Transferência:
¥     Transferência ou generalização: o que foi aprendido deve poder ser aplicado a outras situações;
¥     Para que ocorra é necessário que o aluno seja capaz de ver as semelhanças entre a matéria e suas aplicações;



Facilitador de Aprendizagem

¥     Autenticidade: professor como pessoa real, autêntica, sem máscaras ou fachada
¥     Apreço pelo estudante: professor deve apreciar o estudante, seus sentimentos, suas opiniões e sua pessoa
¥     Compreensão empática: professor deve ter a capacidade de colocar-se na posição do estudante

Estratégias de Aprendizagem

Discussão:
¥     Seminário;
¥     Discussão em pequenos grupos;
¥     Painel Integrado;
¥     Grupo de verbalização e grupo de observação (GV/GO);
¥     Grupos para formulação de questões;
¥     Grupo de “cochicho”;

Simulações:
¥     Demonstração;
¥     Estudo de caso;
¥     Processo de incidente;
¥     Dramatização;

Avaliação

¥     Integra Processo de aprendizagem;
¥     Continua;
¥     Objetiva;
¥     Abranger os conteúdos;

Tipo de Questões:
¥     Verdadeiro ou Falso;
¥     Acasalamento;
¥      Múltipla Escolha;
¥     Dissertativas;
¥     Oral;
¥     Prática.



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