Serie Pensadores Paulo Freire
Paulo Freire
O mentor da educação para a consciência
Principal livro “Pedagogia do oprimido”
“ler o mundo para poder transformá-lo”
O método de alfabetização para adultos
Vencer primeiro o
analfabetismo político, depois ensinar ao aluno ler o seu mundo a partir da sua
experiência, do seu meio.
Destacando isso em
seu livro “A importância do ato de ler.”
Objetivos
Educação é conscientizar
Desenvolver a criticidade dos alunos
O aluno aprende a ler a realidade
“Escolas Burguesas” Educação bancaria
Cultura do Silêncio
O professor
ð
Age como quem deposita conhecimento num aluno
apenas como receptor, dócil.
Aluno
ð
Sem espírito investigador, sem criatividade.
Para Paulo Freire
Três etapas para a conscientização
1- Avaliação
Diagnostica, para que o professor conheça o nível de conteúdo cultural do
aluno.
2- Exploração
das questões relativas aos temas em discussão, o aluno constrói uma visão
critica da sociedade.
3- Problematização,
onde o aluno deve construir ações para superar os impasses.
Relação Professor Aluno
O sujeito da criação cultural não é individual, mas coletivo;
As relações são afetivas, possibilitando que o aluno se
expresse;
Os dois aprenderão juntos.
Abertura à justiça, não é possível a prática
pedagógico-progressista, que não se faz apenas com ciência e técnica
(FREIRE,1997,p. 136).
O CONCEITO DE
SOCIEDADE PARA PAULO FREIRE
Esta em um processo constante de modificação, transição.
Busca de uma construção de consciências críticas frente ao
mundo.
Pedagogia da
Libertação
ð
Conscientização política de jovens e adultos
operários
ð
Todo ato de educação é um ato político.
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