Tendência liberal tecnicista


A tendência liberal tecnicista foi introduzida no Brasil no final da década de 1960 com o objetivo de adequar o sistema educacional ao regime militar.
A escola se preocupa em modelar o comportamento humano, em produzir pessoas "competentes" para o mercado de trabalho.
O relacionamento professor-aluno
relações estruturadas
objetivas,
papeis bem definidos
transmissão da matéria e o aluno recebe, aprende e fixa as informações passadas. 
A pedagogia liberal é voltada para o sistema capitalista e esconde a realidade das diferenças entre as classes sociais.

presente em várias tendências, como veremos a seguir:

  • Tendência liberal tradicional
O aluno aprende através de seu próprio esforço.

Não existe uma relação professor-aluno

Não permitindo que os alunos reflitam sobre o assunto.
  • Tendência liberal renovada
Aluno é sujeito do conhecimento.

Valoriza as habilidades cognitivas.

O professor facilitador
O estudante aprende fazendo.
Incentivam a pesquisa.

  • Tendência liberal renovada não-diretiva
Preocupação com a ordem psicológica do que com problemas de ordem social ou pedagógica. 
Os estudantes buscam por si mesmo os conhecimentos.
O professor desenvolve um estilo próprio para facilitar a aprendizagem dos alunos.
Auto avaliação, por parte o aluno. 

Referências e sugestões de leitura

GRASSI, T.M. Psicopedagogia: um olhar, uma escuta. Curitiba: IBPEX, 2009. 220p.
LIBÂNEO, J.C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985. 85p.

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