Tendência liberal tecnicista
A tendência
liberal tecnicista foi introduzida no Brasil no final da década de 1960 com o
objetivo de adequar o sistema educacional ao regime militar.
A escola se preocupa em modelar o
comportamento humano, em produzir pessoas "competentes" para o
mercado de trabalho.
O relacionamento professor-aluno
relações estruturadas
objetivas,
papeis bem definidos
transmissão da matéria e o aluno
recebe, aprende e fixa as informações passadas.
A
pedagogia liberal é voltada para o sistema capitalista e esconde a realidade
das diferenças entre as classes sociais.
presente em
várias tendências, como veremos a seguir:
- Tendência liberal tradicional
O aluno
aprende através de seu próprio esforço.
Não existe
uma relação professor-aluno
Não
permitindo que os alunos reflitam sobre o assunto.
- Tendência liberal renovada
Aluno é
sujeito do conhecimento.
Valoriza as
habilidades cognitivas.
O professor
facilitador
O estudante
aprende fazendo.
Incentivam
a pesquisa.
- Tendência liberal renovada não-diretiva
Preocupação com a ordem psicológica
do que com problemas de ordem social ou pedagógica.
Os estudantes buscam por si mesmo os
conhecimentos.
O professor desenvolve um estilo
próprio para facilitar a aprendizagem dos alunos.
Auto avaliação, por parte o aluno.
Referências
e sugestões de leitura
GRASSI,
T.M. Psicopedagogia: um olhar, uma escuta. Curitiba: IBPEX, 2009. 220p.
LIBÂNEO,
J.C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos
conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985. 85p.
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