PROGRESSISTA LIBERTADORA
A escola deve ajustar as necessidades individuais ao meio
social.
A aprendizagem é baseada na motivação e na estimulação de
problemas.
A metodologia da solução de problemas.
O ato de educar é um ato político
A educação e investigação temática, na concepção
problematizadora da educação
O dialogo entre professores e alunos não os torna iguais, mas
marca a posição democrática entre eles.
Os sujeitos dialógicos não apenas conservam a identidade, mas a
defendem e assim crescem um com o outro;
O exercício da curiosidade convoca a imaginação, a intuição, às
emoções.
Pedagogia
Progressista Critico-Social dos Conteúdos
Características
A escola e o espaço da apropriação do saber, difundindo os
conteúdos, vivos, concretos e indissociáveis das realidades sociais;
O principal objetivo escolar e preparar o aluno para o mundo
adulto e suas contradições, tendo em vista torna-lo um ser participante ativo e
organizado da sociedade;
A aprendizagem é aquela percebida como a capaz de desenvolver a
capacidade do educando.
A metodologia empregada é aquela que atua com a experiência do
aluno, numa relação direta, confrontada com o saber trazido de fora.
Comentários