Serie Pensadores Vygotsky (1896-1934)
Vygotsky (1896-1934)
Conceito de zona de
desenvolvimento proximal (a construção do saber)
É a distancia entre as práticas que uma criança já domina e
as atividades nas quais ela ainda depende de ajuda. Para Vygostsky, é no
caminho entre esses dois pontos que ela pode se desenvolver mentalmente por
meio da interação e da troca de experiências. Não basta, portanto, determinar o
que um aluno já aprendeu para avaliar seu desempenho.
O que o aluno já sabe
e o que ele pode aprender com auxilio de alguém.
Conceito de aprendizagem mediada (elos do
conhecimento)
É a aquisição de conhecimentos realizada por meio de um elo
intermediário entre o ser humano e o ambiente. Para Vygostsky, há dois tipos de
elementos mediadores: os instrumentos e os signos – representações mentais que
substituem objetos do mundo real. Segundo ele o desenvolvimento dessas
representações se dá sobretudo pelas interações, que levam ao aprendizado.
Para vygostsky a interação são a base para que o individuo
consiga compreender as representações mentais de um grupo social.
Conceito do
pensamento verbal
É a capacidade humana de unir a linguagem ao pensamento para
organizar a realidade. Para vygotsky, o pensamento deixa de ser biológico como
os dos primatas, para ser tornar histórico-social, diferenciando o homem dos
outros animais. Sua principal marca é a construção de significados das
palavras. Ele surge por volta dos 2 anos de idade, quando a criança passa a
dominar a fala e construir seus conceitos sobre objetos.
Compreender a relação entre o pensamento e a linguagem.
O homem ganha status de animal racional a partir do momento
que passa dominar a linguagem.
A linguagem surge da necessidade de se comunicar com o
outro.
Comentários