terça-feira, 30 de outubro de 2012

Somos Cyberhumanos


Estamos em um tempo no qual a tecnologia coexiste com o nosso cotidiano, de forma que não conseguimos mais viver sem ela. O homem contemporâneo esta ligado intimamente com produtos tecnológicos e com a produção de novas significações, sejam codificados e compilados aos nossos organismos, ou até mesmo utilizados em auxilio dos sentidos como visão, audição, paladar, tato e olfato.

A sobrevivência do ser vem sendo estimulada e prorrogada por meio das descobertas da medicina acoplada com tecnologias emergentes ou experimentais. Nesse sentido chagaremos ao ponto em que os nossos descendentes viveram cada vez mais e que o tempo de existência da vida será prolongado. Estaremos à frente do nosso tempo pensando desta forma, ou apenas será um devaneio deste escritor.

Não conseguimos mais sair de casa sem nossos aparatos tecnológicos, celulares, ipad, iphone, notebook, netbook, ou até mesmo sem nossos óculos, próteses, etc. Estes objetos nos deslumbram e nos identificam como seres altamente conectados ao armagedom digital. Essa forma de comportamento proporciona uma alta dependência tecnológica aos meios que nos cercam.

A pergunta que fica. Seria possível voltar a era dos primatas sem os objetos tecnológicos que nos cercam ou nossos filhos lembraram da nossa geração como seres da era dos primatas digitais?

Por Glauber Oliveira

Nenhum comentário: