quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

ANALFABETISMO DIGITAL


A concentração maior de pessoas com analfabetismo do nosso país, cerca de 27,5% esta concentrada na região nordeste sendo que 50,12% da população recebem como renda familiar meio salário mínimo segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Entendemos que a aproximação tecnológica acontece também por meio de dominação financeira, tendo como base esse parâmetro, a capacitação tecnológica, assim como a informação não chegam ao seu publico alvo (a grande massa populacional).

Os componentes tecnológicos são comercializados para poucos, esses indivíduos que entram em contato com esses produtos geralmente tem um alto poder aquisitivo, provocando uma exclusão sócio tecnológica automática.

Esses tipos de atitude de disseminação dos produtos tecnológicos provocam um dos principais causadores do analfabetismo digital, ou seja, os indivíduos que não tem contato com tecnologias inovadoras são “excluídos tecnológicos”. Subempregos, marginalização, sensação de inferioridade, são adjetivados aos analfabetos digitais.

A inclusão é a solução para esse tipo de problematização, pois cada individuo deve ter acesso aos produtos tecnológicos disponíveis, de maneira quase natural provocando uma empatia singular do objeto desejado.

Por Glauber Oliveira

 

Nenhum comentário: