sábado, 25 de setembro de 2010

A COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR

RESUMO
Esse texto perpassa pela comunicação, formação, docência, tendências tecnológicas, instituições de ensino superior e seu próprio contexto tecnológico que tem vivem um momento em que a disseminação da comunicação no processo educativo atingiu larga escala, mas o impacto das mudanças que ele pode provocar ainda não ocorreu, embora existam modalidades de uso cujos ambientes de aprendizagem informatizados podem contribuir para transformações. Uma das formas é o emprego das novas tecnologias de informação e comunicação como ferramentas educacionais, com a qual o professor resolve problemas significativos. Isso pode ocorrer, por exemplo, através do uso de aplicativos como editores de textos, planilhas eletrônicas, editores de apresentações, jogos interativos e outros aplicativos correlatos que favoreçam a aprendizagem ativa, isto é, que propicie o desenvolvimento do aluno a partir de suas próprias ações. Nessa abordagem o docente que apresenta esse tipo de tecnologia comunicacional não é o detentor do conhecimento, mas sim um facilitador de sua construção, sendo utilizado como ferramenta que permite ao aluno o desenvolvimento cognitivo.
Palavras chaves: Tecnologia, Metodologia, Formação, Pesquisa.
1- INTRODUÇÃO
Este texto corresponde a um estudo limitado da comunicação e formação de professores universitários, pois para objeto dessa discussão, dois aspectos parecem necessários à compreensão do presente artigo.
Em primeiro plano está relacionada à própria configuração do estudo, numa esfera a comunicação como meio de informação construtora da docência. De outro, a área especifica (educação e formação) esses dois aspectos tornam-se complexos, por serem processos multáveis, com territórios difíceis de serem delimitados. Nessas vertentes registram-se múltiplas visões paradigmáticas, a própria noção de mapeamento pode ser objeto de contestação. Neste plano, a alternativa foi traçar um panorama, apontando tendências que possam favorecer a consolidação deste recorte que engloba as Novas tecnologias de informação e comunicações (NTIC’s) na formação de professores nas instituições de ensino superior (IES).

Acesse e leia mais sobre o artigo
http://www.webartigos.com/articles/26383/1/A-COMUNICACAO-NA-FORMACAO-DE-PROFESSORES-NO-ENSINO-SUPERIOR/pagina1.html

Nenhum comentário: