sábado, 25 de setembro de 2010

FORMAÇÃO CONTINUADA NO DESENVOLVIMENTO DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

RESUMO
Este artigo buscou centrar-se em pontos culminantes da formação do docente universitário, relacionando teóricos direcionados em uma pesquisa sobre as áreas abordadas. Procuramos, pois centralizar nossa exposição na problematização encontrada em instituições de ensino superior com o mediante parâmetro, pesquisar sobre o tema e enfocar o conhecimento empírico, teórico, tecnológico da situação dos profissionais docente. A estrutura educacional está mudando, a educação antes vista de forma individual e tradicionalista, amplia seus horizontes passando a perceber e a aceitar que todos os integrantes ou componentes da educação estão conectados e que existe a possibilidade de educar de maneira integrada. A educação salta de uma vertente monocromática e passa a perceber a possibilidade de interação entre diferentes fontes do saber passando assim a ter uma visão coletiva da aprendizagem.

Palavras chaves: Formação, Docente Universitário, Conhecimento, Tecnologia.

1- INTRODUÇÃO
Os nossos docentes universitários estão passando por mudanças importantíssimas na profissão com uma qualificação intensa e uma valorização por parte das instituições de ensino superior, com a intenção camuflada de conseguirem vantagens na qualificação de suas instituições. Na qualificação continuada do docente é importante relevar a pesquisa como fonte de capital cognitivo. Autores pesquisados para o referencial teórico: Azzi (1999), Bourdieu (1972), Cavallet (2000), Chevallard (1985), Contreras (1999), Martino (2003), Perrenoud (1993), Santos (1994), A investigação fica evidente numa perspectiva acerca do próprio docente que, com sua experiência, idéias, valores e seus pensamentos, almejam uma maior participação nas instituições e nas políticas educacionais.

Acesse e leia mais sobre o artigo
http://www.webartigos.com/articles/27703/1/FORMACAO-CONTINUADA-NO-DESENVOLVIMENTO-DA-DOCENCIA-NO-ENSINO-SUPERIOR/pagina1.html

Nenhum comentário: