sábado, 25 de fevereiro de 2012

PROGRESSISTA LIBERTADORA



A escola deve ajustar as necessidades individuais ao meio social.

A aprendizagem é baseada na motivação e na estimulação de problemas.

A metodologia da solução de problemas.

O ato de educar é um ato político

A educação e investigação temática, na concepção problematizadora da educação

O dialogo entre professores e alunos não os torna iguais, mas marca a posição democrática entre eles.

Os sujeitos dialógicos não apenas conservam a identidade, mas a defendem e assim crescem um com o outro;

O exercício da curiosidade convoca a imaginação, a intuição, às emoções.

Pedagogia Progressista Critico-Social dos Conteúdos

Características

A escola e o espaço da apropriação do saber, difundindo os conteúdos, vivos, concretos e indissociáveis das realidades sociais;

O principal objetivo escolar e preparar o aluno para o mundo adulto e suas contradições, tendo em vista torna-lo um ser participante ativo e organizado da sociedade;

A aprendizagem é aquela percebida como a capaz de desenvolver a capacidade do educando.

A metodologia empregada é aquela que atua com a experiência do aluno, numa relação direta, confrontada com o saber trazido de fora.




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