sábado, 25 de fevereiro de 2012

Serie Pensadores Vygotsky (1896-1934)


Vygotsky (1896-1934)

Conceito de zona de desenvolvimento proximal (a construção do saber)

É a distancia entre as práticas que uma criança já domina e as atividades nas quais ela ainda depende de ajuda. Para Vygostsky, é no caminho entre esses dois pontos que ela pode se desenvolver mentalmente por meio da interação e da troca de experiências. Não basta, portanto, determinar o que um aluno já aprendeu para avaliar seu desempenho.

 O que o aluno já sabe e o que ele pode aprender com auxilio de alguém.

 Conceito de aprendizagem mediada (elos do conhecimento)

É a aquisição de conhecimentos realizada por meio de um elo intermediário entre o ser humano e o ambiente. Para Vygostsky, há dois tipos de elementos mediadores: os instrumentos e os signos – representações mentais que substituem objetos do mundo real. Segundo ele o desenvolvimento dessas representações se dá sobretudo pelas interações, que levam ao aprendizado.

Para vygostsky a interação são a base para que o individuo consiga compreender as representações mentais de um grupo social.

Conceito do pensamento verbal

É a capacidade humana de unir a linguagem ao pensamento para organizar a realidade. Para vygotsky, o pensamento deixa de ser biológico como os dos primatas, para ser tornar histórico-social, diferenciando o homem dos outros animais. Sua principal marca é a construção de significados das palavras. Ele surge por volta dos 2 anos de idade, quando a criança passa a dominar a fala e construir seus conceitos sobre objetos.

Compreender a relação entre o pensamento e a linguagem.

O homem ganha status de animal racional a partir do momento que passa dominar a linguagem.

A linguagem surge da necessidade de se comunicar com o outro.


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