sábado, 25 de fevereiro de 2012

Serie Pensadores Paulo Freire


Paulo Freire

O mentor da educação para a consciência

Principal livro “Pedagogia do oprimido”

“ler o mundo para poder transformá-lo”

O método de alfabetização para adultos

Vencer primeiro o analfabetismo político, depois ensinar ao aluno ler o seu mundo a partir da sua experiência, do seu meio.

Destacando isso em seu livro “A importância do ato de ler.”


Objetivos

Educação é conscientizar

Desenvolver a criticidade dos alunos

O aluno aprende a ler a realidade


“Escolas Burguesas” Educação bancaria

Cultura do Silêncio

O professor
ð     Age como quem deposita conhecimento num aluno apenas como receptor, dócil.
Aluno
ð     Sem espírito investigador, sem criatividade.

Para Paulo Freire

Três etapas para a conscientização

1-      Avaliação Diagnostica, para que o professor conheça o nível de conteúdo cultural do aluno.
2-      Exploração das questões relativas aos temas em discussão, o aluno constrói uma visão critica da sociedade.
3-      Problematização, onde o aluno deve construir ações para superar os impasses.

Relação Professor Aluno

O sujeito da criação cultural não é individual, mas coletivo;

As relações são afetivas, possibilitando que o aluno se expresse;

Os dois aprenderão juntos.


Abertura à justiça, não é possível a prática pedagógico-progressista, que não se faz apenas com ciência e técnica (FREIRE,1997,p. 136).

O CONCEITO DE SOCIEDADE PARA PAULO FREIRE

Esta em um processo constante de modificação, transição.

Busca de uma construção de consciências críticas frente ao mundo.

Pedagogia da Libertação

ð     Conscientização política de jovens e adultos operários
ð     Todo ato de educação é um ato político.



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